quinta-feira, 21 de julho de 2011

Histórico de Salto do Jacuí - RS


Sabe-se que por volta de 1877 oito famílias açorianas fixaram suas moradias no atual município de Salto do Jacuí, vindos de locais vizinhos.
A história da formação do município está intimamente ligada ao nome do capitão Joanes Guereiro de Amaral, que era proprietário de aproximadamente 40 colônias de terras, desde 1870. Residia nas imediações da Guajuvira (árvore nativa) e dedicava-se a criação de gado e agricultura.
Conta-se que parte de sua moradia era coberta de couro e que esta dependência servia de abrigo aos visitantes e empregados. O local na época era chamado de "porteirinho", que era vulgarmente chamado de "saco da raposa", porque só existia uma via de acesso para "estes fundos", conseqüentemente, as pessoas que aqui entrassem eram obrigadas a sair pelo mesmo caminho.
Mais tarde, em 1951 com o início das obras de construção do túnel que liga a barragem Engenheiro Maia Filho com a casa de máquinas da então Usina Hidroelétrica Governador Leonel Brizola, ocorreu um processo de aceleramento da povoação da Vila do Salto Grande, formando-se a vila residencial dos funcionários da CEEE, que trabalhavam na usina.
A origem do nome do município é indígena "Jacuí" (Rio dos Jacús e Rio das Canoas) e por haver um grande "Salto" (Queda d`água).
A uma distância de 3km do centro da cidade, o rio proporciona um local de rara beleza natural. A cascata de águas denominada "Quedas do Salto Grande" no rio Jacuí, cercada por floresta virgem, originou o nome do município. O município é considerado como Capital Estadual da Energia Elétrica.

PORTO ALEGRE a 287 Km via Sobradinho, Candelária e Santa Cruz do Sul
PASSO FUNDO - 150 Km via Campos Borges, Espumoso e Tio Hugo
ESPUMOSO - 65 Km via Campos Borges
ARROIO DO TIGRE - 40 Km via Estrela Velha
CRUZ ALTA - 70 Km
SOBRADINHO - 55 Km via Arroio do Tigre
SANTA MARIA - 145 Km via Júlio de Castilhos
JULIO DE CASTILHOS - 60 Km.
                                                                                             Referências:  http://www.saltodojacui.rs.gov.br/